quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alimentação é Saúde                                                                                           



                  A alimentação saudável é essencial para manter homeostase no metabolismo corpóreo, onde a mesma dispõe de benefícios a saúde, bem como prevenção e cura de doenças. É importante ressaltar que é uma tarefa fácil conseguir comer bem sem altos custos, o único fato que interessa é de que se aprenda a comer de tudo e de forma moderada. Não existe uma “receita” universal para se alcançar uma alimentação balanceada e saudável, logo que, cada organismo requer uma quantidade diferente de nutrientes, variando de acordo com altura, idade, peso e também se inclui a questão das práticas de exercícios físicos.
                  Nas últimas décadas, tem-se observado uma tendência cada vez mais evidente, a de que a incidência de algumas enfermidades pode ser diminuída através de uma nutrição apropriada; pode-se observar também que o organismo humano não requer dos alimentos, apenas “combustível” para manter-se em “pé”, mas também precisa de vários elementos adicionais neles encontrados para manter a saúde. Cada alimento dispõe de um nutriente diferente que auxilia na manutenção e durabilidade da vida, cada um tem uma propriedade e função, por isso a variedade de alimentos é essencial. Dando prioridade a um cardápio colorido e variado, o indivíduo estará oferecendo a seu corpo basicamente tudo o que ele precisa.
                  Um filósofo nascido em 460 a.C., o Hipócrates disse: “se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercícios, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde”. O mesmo filósofo disse ainda “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Com isto percebe-se que desde gerações passadas a alimentação é considerada como um fator importante para a promoção da saúde assim como é também um meio de prevenir e ajudar na cura de diversas doenças, e que, com um bom estoque de micronutrientes, o corpo funciona melhor e sua resposta se traduz em mais saúde, e que, uma alimentação variada que priorize o consumo de alimentos naturais pode perfeitamente suprir todas as necessidades do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário