segunda-feira, 9 de abril de 2012

            Não à violência contra a MULHER. 
 
      
 
              A violência contra a mulher é um dos fenômenos sócias mais absurdos e inaceitáveis. É uma tática consciente para obter poder e controle sobre a mulher.
        Quando acontece em ambiente familiar é uma fonte de medo, dano físico e psicológico à mulher e também às crianças, incluindo todos tipos de ameaças e privação de liberdade.
         No Brasil, há mais de três décadas, as mulheres denunciam e tentam dar visibilidade a essa situação. Neste período o país participou de várias convenções e assinou diversos tratados em prol da redução da violência doméstica e de gênero. Este ano o Governo Federal lançou um Plano Nacional de Prevenção e Redução da Violência Doméstica e de Gênero. Porém, todas estas iniciativas ainda não tem desencadeado um processo de mudança que de fato supere a violência contra a mulher.
       É fato que, em nosso contexto de tantas contradições sócio-econômicas, as mulheres são vítimas de violência tanto quanto os homens. Mas a situação das mulheres é ainda agravada pela violência sexista.
          Em nosso país grande número de mulheres vive em situação de violência física e psicológica (63% das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência) e, especialmente, a violência doméstica (75% dos casos de violência contra a mulheres e crianças acontecem no âmbito familiar). A casa, espaço da família, antes considerada lugar de proteção passa a ser um local de risco para as mulheres e crianças. O alto índice de conflitos doméstico já destruiu o mito do "lar, doce lar". As expressões mais terríveis da violência contra a mulher estão situadas na casa que já foi o espaço de maior proteção e abrigo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Direito de Morrer 

Ouve-se muito falar em eutanásia, que não é tão praticada quando relacionada ao seu oposto, a distanásia. A distanásia consiste em um ato médico onde retarda o processo de morrer, porém o paciente é submetido a sofrimentos e torturas. Já a eutanásia é entendida como uma antecipação da morte de um paciente, promovida por um terceiro, não necessariamente um médico. 
A distanásia, ao ser praticada, exige muito do paciente; o que será melhor: morrer ou viver sob tortura? Distanásia é comparada a mamba, uma cobra peçonhenta que propicia antes da morte quase certa, muito sofrimento. 
Decisões a serem tomadas em relação a prolongar ou adiantar o processo de morte são muito difíceis, até mesmo pelo fato de a família exigir e ter uma confiança exacerbada na alta tecnologia ofertada e no conhecimento que os médicos possuem; quanto mais sofisticado o hospital mais equipamentos sofisticados existem, onde aumenta a oferta da distanásia; por outro lado tem a fé divina que querendo ou não acaba se atrelando ao tratamento. O fato é que nenhum médico quer se dá por incompetente, muito menos a família quer perder o ente mesmo que debilitado. Por esses fatores a distanásia é muito praticada, porém ineficaz e sem resultados agradáveis. 
Um paciente em fase terminal, já está com o organismo muito fragilizado. Viver dependendo de terceiros, é vegetar, sugar e sofrer; cansa quem está debilitado, cansa a equipe médica, cansa a família, enfim dizem que “há males que vêem para o bem”; no caso de um paciente no fim da vida seria mais viável adiantar o processo de morrer. A distanásia é praticada geralmente por quem crer na cura ou está a espera da ortotanásia (morte correta, natural). 
Este assunto tem sido debatido por éticos e juristas no mundo inteiro; a morte não é entendida como uma fase do ciclo natural da vida, e sim, como falha médica. Os temas envolvendo situações limites, como a morte, sempre despertam conflitos de opiniões, desejos e interesses. O importante para que a distanásia não ocorra, é manter o foco no ser humano, no bem-estar do homem. 
Alimentação é Saúde                                                                                           



                  A alimentação saudável é essencial para manter homeostase no metabolismo corpóreo, onde a mesma dispõe de benefícios a saúde, bem como prevenção e cura de doenças. É importante ressaltar que é uma tarefa fácil conseguir comer bem sem altos custos, o único fato que interessa é de que se aprenda a comer de tudo e de forma moderada. Não existe uma “receita” universal para se alcançar uma alimentação balanceada e saudável, logo que, cada organismo requer uma quantidade diferente de nutrientes, variando de acordo com altura, idade, peso e também se inclui a questão das práticas de exercícios físicos.
                  Nas últimas décadas, tem-se observado uma tendência cada vez mais evidente, a de que a incidência de algumas enfermidades pode ser diminuída através de uma nutrição apropriada; pode-se observar também que o organismo humano não requer dos alimentos, apenas “combustível” para manter-se em “pé”, mas também precisa de vários elementos adicionais neles encontrados para manter a saúde. Cada alimento dispõe de um nutriente diferente que auxilia na manutenção e durabilidade da vida, cada um tem uma propriedade e função, por isso a variedade de alimentos é essencial. Dando prioridade a um cardápio colorido e variado, o indivíduo estará oferecendo a seu corpo basicamente tudo o que ele precisa.
                  Um filósofo nascido em 460 a.C., o Hipócrates disse: “se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercícios, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde”. O mesmo filósofo disse ainda “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Com isto percebe-se que desde gerações passadas a alimentação é considerada como um fator importante para a promoção da saúde assim como é também um meio de prevenir e ajudar na cura de diversas doenças, e que, com um bom estoque de micronutrientes, o corpo funciona melhor e sua resposta se traduz em mais saúde, e que, uma alimentação variada que priorize o consumo de alimentos naturais pode perfeitamente suprir todas as necessidades do corpo.
Páscoa: Época de renovação!



         "A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde alí permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas".

       Páscoa tem sabor de chocolate,de família reunida, de paz, de devoção e inúmeras coisas mais.

      Aproveite a páscoa desse ano para fazer o bem, mostrar seu lado benevolente e amoroso. Há muitas pessoas que necessitam de ajuda, incontáveis não tem o que comer.

    Nessa Páscoa seja solidário doe comida a quem tem fome!

         Feliz páscoa a todos!